domingo, 29 de julho de 2012

ROMÊNIA


Começa plebiscito que decidirá se presidente romeno será destituído



Traian Basescu foi suspenso por supostas violações graves da Constituição.

Últimas pesquisas indicam 52% de participação e 70% a favor da cassação.


Os colégios eleitorais na Romênia abriram suas portas neste domingo (29) para um controverso plebiscito sobre a destituição do presidente do país, o conservador Traian Basescu, suspenso de suas funções pelo Parlamento por supostas violações graves da Constituição.
A participação decidirá o futuro de Basescu, depois que o próprio presidente e seus aliados conservadores convocaram um boicote para que não se consiga o quórum de presença nas urnas da metade mais um dos eleitores para validar o plebiscito.
Os mais de 18 mil colégios eleitorais habilitados - entre eles, 306 no exterior - fecharão suas portas às 18h (horário de Brasília).

O presidente suspenso da Romênia Traian Basescu fala em coletiva de imprensa em Bucareste nesta sexta (27) (Foto: Reuters)O presidente suspenso da Romênia Traian Basescu fala em coletiva de imprensa em Bucareste nesta sexta 

Trata-se de um horário eleitoral inédito para o país balcânico e mais longo do que o habitual, decidido pela coalizão governamental de centro-esquerda que iniciou o processo de cassação para levar mais cidadãos às urnas e conseguir o quórum que torne efetiva a consulta.
O governo habilitou urnas suplementares nas localidades litorâneas mais movimentadas e outros lugares de grande afluência turística.
O plebiscito será realizado sob o atento olhar da Comissão Europeia, que criticou duramente o governo entre social-democratas e liberais romenos por ameaçar supostamente o Estado de Direito para derrubar o presidente.
O Executivo do social-democrata Victor Ponta modificou por decreto duas leis relacionadas com a revogação do chefe do Estado para abrir o caminho de sua cessação.
O pronunciamento do Tribunal Constitucional e as pressões de Bruxelas obrigaram Victor a voltar atrás.
Basescu denunciou que o Governo prepara uma fraude maciça no plebiscito, enquanto Victor e seu aliado liberal e presidente interino, Crin Antonescu, acusam o presidente suspenso de desprezar a democracia com seu apelo ao boicote.
As últimas pesquisas dão um voto a favor da cassação com 70% e uma participação em torno de 52%, uma percentagem acima do quórum.
A destituição de Basescu levaria a Romênia a convocar eleições presidenciais depois do verão, quando também devem acontecer eleições legislativas.

Nenhum comentário: