terça-feira, 31 de julho de 2012

CLASSE MÉDIA BRASILEIRA


Pesquisa mostra que a nova classe média está viajando mais

 

 

Nordeste é o destino preferido dos brasileiros da nova classe média. 
Pesquisa foi feita pelo Instituto Data Popular.

 

Viajar virou o xodó das novas classes médias, que aumentaram em quatro vezes nos últimos dez anos os gastos com turismo. A nova classe média está nas alturas. O movimento nos aeroportos comprova que mais brasileiros estão viajando e que quem já viajava também está embarcando com maior frequência.
Uma pesquisa do Instituto Data Popular mostra que os gastos da nova classe média com turismo praticamente quadruplicaram nos últimos dez anos. Pularam de R$ 4,4 bilhões para R$ 16,6 bilhões.
Para o diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, o aumento do emprego formal e da renda mudou o programa de férias de muitos brasileiros. "Quando a pessoa trabalha com carteira assinada ela é obrigada a tirar férias, com mais dinheiro no bolso as pessoas não querem só mobiliar a casa, elas querem aproveitar e gastam cada vez mais em serviços como o turismo."
O Nordeste é o destino preferido dos brasileiros da nova classe média, mas quem antes viajava para casa de parentes, agora busca curtir uma praia com certa mordomia.
Apesar do preço dos hotéis ter subido, as passagens aéreas ficaram 30% mais baratas e as excursões, 5%, descontada a inflação do período. No fim das contas, fazer turismo está mais fácil.
A dona de casa Nicelene Inácio pesquisou na internet e comprou, parcelada, a primeira viagem de avião da família, para conhecer Santa Catarina. "Nós fomos conhecer as praias de lá, as melhores praias, de bombinhas, adorei, fomo para outras cidades vizinhas, nossa, foi muito maravilhoso, adorei”, conta.
 

Nenhum comentário: