quarta-feira, 25 de julho de 2012

CAMU-CAMU



Fruta amazônica possui mais Vitamina C que a laranja



"Em SP, há 2 mil hectares de plantações de camu-camu", diz pesquisador.
Brasil ainda não possui patente do fruto rico em Vitamina C.



Camu-camu e fruto nativo da região Amazônica (Foto: Kaoru Yuyama)Camu-camu é fruto nativo da região Amazônica

Da mesma família da jabuticaba, o Camu-Camu é uma fruta típica da Região Amazônica que se reproduz uma vez por ano no leito do rios amazônicos. Possui mais vitamina C do que a laranja. A diferença é que não perde o nutriente se exposto a altas temperaturas. Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) já renderam até livro.
Pelo alto valor nutricional, a ideia é evoluir para o cultivo e desenvolvimento do agronegócio. “Em São Paulo, há dois mil hectares de plantações de Camu-camu”, compara o pesquisador da fruta no Inpa, Kaoru Yuyama.
De acordo com o pesquisador, o camu-camu tem o diferencial de, além de ter grande quantidade de vitamina C, é resistente a altas temperaturas. “Dois por cento de uma polpa de 100 gramas de camu-camu é vitamina C. Na laranja, que é conhecida pelo potencial dessa vitamina, o nutriente é facilmente perdido se exposto a temperaturas acima de 80 graus. Com o camu-camu, dá até para fazer geléia”, explicou Yuyama.


Fruto tem potencial para agronegócio (Foto: Kaoru Yuyama)Fruto amazônico tem potencial para agronegócio

Na fase atual, o camu-camu está sendo domesticado pelos pesquisadores do Inpa. Sobre o fruto, há estudos em vários países amazônicos, mas Manaus lidera as pesquisas, de acordo com Kaoru. Em estado silvestre, o camu-camu só se reproduz uma vez ao ano. Com os estudos feitos pelo instituto, o fruto está se desenvolvendo três vezes anuais. "Em rios, demora para se multiplicar, mas esse número aumenta em terra firme para os meses de março e setembro", afirmou o pesquisador.
A fruta silvestre não faz parte do cotidiano manauense, mas Kaoru explicou que, durante as visitas técnicas para estudo, é fácil encontrar camu-camu à venda nas feiras. "Em Tabatinga, o pessoal vende como vende outros frutos".

O camu-camu já virou tema de livro e é interesse de estudiosos de países norte-americanos. “Amanhã mesmo vou ter uma reunião com pesquisadores americanos para falar sobre as pesquisas”, disse. Apesar da importância nutricional, o camu-camu não é patenteado pelo Brasil.

Nenhum comentário: