segunda-feira, 2 de julho de 2012

LONGEVIDADE DOS BRASILEIROS


Quase 30 mil brasileiros já passaram dos 100 anos de idade, diz IBGE



Os brasileiros estão vivendo mais: são, em média, 25 anos a mais do que na década de 60. Bom Dia Brasil foi tentar descobrir os segredos de quem chega à terceira idade esbanjando saúde.


Os brasileiros estão vivendo mais. São, em média, 25 anos a mais do que na década de 60. É o que indicam os resultados do último Censo do IBGE. Vivemos mais e melhor.
Muitos hábitos mudaram em cinco décadas. Está quase mais fácil achar os netos em casa e os avós na balada. Hoje, temos três vezes mais brasileiros acima de 65 anos do que há meio século. E quase trinta mil passaram dos 100 anos. O Bom Dia Brasil foi tentar descobrir os segredos de quem chega à terceira idade esbanjando saúde.
São 50 anos de casados e eles comemoram dançando. O baile com 2 mil idosos não era só para as bodas da dona Carminda e do seu Walter. Mas foi bom do mesmo jeito: “Isso aqui é ótimo”, conta Walter.
Um baile da terceira idade não é um estudo sobre o envelhecimento. Mas bem aqui, no meio do salão, existem exemplos das mudanças que aconteceram na população brasileira nos últimos 50 anos. É só olhar com atenção.
Essas festas estão mais frequentes e mais concorridas. Faz sentido, já que o país tem mais idosos. Segundo o IBGE, em 1960, os brasileiros com 65 anos ou mais eram 2,7% da população. Em 2010, chegaram a 7,4%.
E a mulheres vivem mais do que os homens. No último censo, o IBGE encontrou pouco mais de 24 mil brasileiros com mais de um século de vida. Destes, 7 mil eram homens. Quase 17 mil eram mulheres. Não é à toa que os organizadores dos bailes sempre contratam dançarinos para completar os pares.
E além de viver mais, estamos vivendo melhor, graças a mudanças de hábito: “O brasileiro está começando a tomar consciência dos hábitos que são necessários para viver mais e melhor. Comer pouco, beber um pouco de vinho, se alimentar adequadamente e fazer exercícios físicos”, afirma Humberto Pierri, diretor de Cardiogeriatria do IncorSP.
Ele ensina outras mudanças importantes: “Não precisa fazer uma dieta super rígida. Se você comer de tudo um pouco e sair da mesa com um pouquinho de fome, sem estar super saciado, você está se alimentando adequadamente”, explica.
Evitar fatores de risco, como fumo e obesidade, também é importante. E ser socialmente ativo é um santo remédio: “Procurar sempre compromissos sociais. Divertir-se e deixar a cabeça sempre ativa”.
Dona Appollonia sabe disso há tempos. Ela tem 87 anos e muita energia: “Eu faço academia, eu canto no coral, faço ginástica, faço ioga, faço caminhada, danço em tudo quanto é lugar. Ainda vou a mais de 50 bailes”, conta.
O médico confirma que o vinho tinto faz bem. Ele é um potente antioxidante, ou seja, é como se ajudasse a desenferrujar as veias e artérias. Mas, uma taça por dia já basta, nada de abusar.
No quesito centenários, a Bahia é campeã. O estado é onde tem mais brasileiros que já passaram dos 100 anos. Em seguida estão São Paulo e Minas Gerais.
 




Nenhum comentário: