Carros: saiba como é possível ter
um clássico sem pagar caro
SÃO PAULO – Os carros antigos despertam um verdadeiro fascínio nos
apaixonados por automóveis. Clássicos como o BMW Romi-Isetta , o Jaguar XK120
ou o Porsche Spider, apesar de não serem mais fabricados, podem ser comprados
no Brasil.
Hoje em dia, as réplicas ganharam espaço no mercado tão
competitivo como é o automotivo. O maior atrativo para os consumidores é
encontrar o modelo desejado com um preço menor que os carros de colecionadores,
e ainda com mecânica similar ao dos carros zero quilômetro.
Desde a primeira peça Na hora de comprar uma réplica, alguns
fabricantes permitem que o consumidor escolha uma entre várias opções de
motorização e acessórios.
O tempo para poder dirigir uma réplica pode variar entre 60 e 90
dias, mas esse tempo pode variar conforme o fabricante.
O consumidor que decide comprar uma réplica pode escolher a cor do
automóvel, os acessórios, bancos, porém é exatamente isso que definirá o preço.
Quanto mais autêntico, mais caro será o veículo.
Em média, o mesmo modelo pode variar de R$ 30 mil a R$ 100 mil,
dependendo personalização que ele recebe.
Cuidados especiais Assim como os clássicos originais, as réplicas
também exigem cuidados especiais. No caso da motorização, alguns modelos
recebem motores mais modernos e que permitem os mesmos cuidados que os veículos
convencionais.
No caso de uma réplica da Romi-Isetta, que possui motor de
quadriciclo de 300 cilindradas, a manutenção deve ser específica para esse tipo
de motorização.
Ao contrário do que acontecia na época em que esses carros foram
lançados, as réplicas permitem que o consumidor escolha um motor flex para o
automóvel.
Nas ruas De acordo com a legislação brasileira, os veículos que
estão fora de linha há mais de trinta anos podem ser fabricados por outras
empresas.
Para rodar com esses clássicos pela cidade, o proprietário deve
procurar o Detran para realizar o emplacamento do veículo. Neste caso, o
automóvel se encaixa na categoria de veículo artesanal.
Além disso, o proprietário também deve pagar o IPVA e realizar a
inspeção veicular do automóvel.
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